A terceira idade pede por uma série de cuidados tão importantes quanto nos tempos mais jovens. O maior deles, sem dúvidas, é o carinho e o amor com quem já fez tanto nessa vida. Inclusive ao respeitar o seu espaço e independência no que for de acordo – afinal, estar mais velho não implica em incapacitações. Apenas limitações.

Para tornar esses cuidados com idosos mais tranquilos, seguem algumas recomendações simples e práticas.

  • Acompanhe seu histórico clínico frequentemente. Sempre que possível, vá ao médico com ele, ou então traga um profissional de saúde em casa, o que for mais confortável. Nessa fase, o acompanhamento deve ser ainda mais necessário;
  • Caso ele faça uso de muitos medicamentos, separe-os de formas distintas onde estão guardados, para facilitar o uso;
  • Hidratação e boa alimentação são essenciais em todos os momentos da vida, e na velhice eles são ainda maiores. Estimule sempre de formas criativas, com pratos bem feitos e dentro dos limites necessários;
  • Adapte a casa para que o idoso possua uma boa movimentação, além de segura. Além de tornar o ambiente mais tranquilo para todos, também evita casos de acidentes domésticos, infelizmente comuns nessa faixa etária.

E nunca trate o idoso com algum tipo de invalidez. Suas limitações não tiram a lucidez, e principalmente a vontade de serem importantes na família. São eles que fazem a vida ainda mais interessante com sua experiência. Até a próxima!