Embora seja possível buscar saídas particulares a tratamentos de feridas e prevenção em domicílio, existem situações em que um cuidado imediato é crucial para garantir a integridade do ferido, para que não sofra maiores perigos e efeitos nocivos de acidentes. Esses cuidados são simples e muito eficientes; contudo, é necessária uma prática prévia, para que o quadro tratado não se agrave.

 

Vejamos alguns dos mais simples, para ganhar aquela confiança e consciência no momento de acidentes.

 

  • Hematomas – Evite pressionar a ferida, para que não agrave o seu quadro. Aqui, a aplicação de gelo é a medida mais prática e eficiente. Coloque junto a algum pano limpo, para que os efeitos anti-inflamatórios sejam mais eficientes e não machuquem a pele sensível.
  • Queimaduras térmicas – São causadas por água quente e outros produtos que não levem compostos químicos nocivos. Lave a região queimada com água fria, e cubra com uma faixa esterilizada e bem fina, deixando a pele respirar e se recuperar. Evite qualquer tipo de abafamento, bem como o uso de pomadas, para que os sintomas não se agravem.
  • Intoxicação – Como não se sabe exatamente qual é o tipo de intoxicação, lave a boca do enfermo com água, sem engoli-la, e leve imediatamente para um pronto-socorro ou hospital.

 

Existem outros tantos tipos de primeiros-socorros básicos que podem ser feitos, e acionar o tratamento de feridas a domicílio para evitar seu agravamento. Buscando tais saídas, uma vida pode ser literalmente salva. Não tenha medo de aprender!