Curativos e feridas são um tópico que deveria ser comum quando se trata de cuidados básicos, porém muitas vezes não é levado em conta. Ou melhor dizendo: para casos realmente graves, a questão é vista com mais atenção. Mas para a maior parte dos acidentes leves, não levar a sério é igualmente perigoso.

Para deixar esses pontos mais claros, vejamos alguns tipos de curativos e feridas correspondentes, e assim facilitar suas referências nesses momentos. Seja para resolver a situação por completo, seja para amenizá-la até a chegada de uma ajuda especializada, vejamos como cuidar de ferimentos em seu ponto mais simples.

Cuidados e feridas – Observações importantes a se fazer

Nenhuma ferida pode ficar sem o tratamento relativo. Caso contrário, a exposição é novos riscos é imediata. Infecções e inflamações são apenas os menores dos problemas, e mesmo os curativos devem ser feitos de maneira precisa, para que a cicatrização seja de acordo.

Vejamos os tipos mais importantes de feridas, e os cuidados mais simples a serem feitos.

Feridas agudas

São feridas consideradas superficiais, sem atingirem uma camada muito profunda da pele. Podem acontecer por trauma biológicos, químicos ou físicos. Os cuidados incluem a limpeza da ferida, e uma vedação de acordo, Caso não tenham tratamento, podem evoluir para uma ferida crônica.

Feridas crônicas

Podem ser causadas por doenças ou feridas agudas não cuidadas. Por atingirem camadas mais profundas do corpo, o processo de cicatrização é mais demorado e difícil, o que torna a região exposta a microrganismos nocivos. O tratamento é mais preciso em curativos e suturas, que devem ser trocadas constantemente.

Aos poucos, falaremos mais sobre curativos e feridas importantes a serem tomados. Dessa forma, você vai garantir mais segurança para os momentos de crise, sabendo o que fazer. Não deixe de cuidar bem da saúde, e até a próxima.