Dá aquela dó colocar o pequenino em uma banheira fria e dar banho nele, não é? Mas não fique assim: p banho frio pode ser uma ótima forma de entregar saúde e prevenção aos bebês. O processo deve ser feito corretamente, atentando-se às particularidades que o recém-nascido já possui, e que você deve conhecer com aquelas consultas iniciais ao pediatra. Você as fez, certo?

Os cuidados do banho frio para bebês são bem claros e até fáceis de fazer. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que eles só podem ser feitos à partir do 4º mês de vida do pequenino. E nunca o coloque na banheira em temperatura menor que a corporal – 36º a 38º C é o ideal. Aos poucos, diminua a temperatura, até no máximo 20ºC.

Também evite o banho em frio em dias de temperaturas intensas, para mais ou para menos, evitando choques térmicos aos recém-nascidos. E não o faça em casos de alergias ou resfriados dos pequenos, para não piorar o seu quadro.

Sim, todos os cuidados são importantes para não causar nenhum tipo de sequela ao pequeno. Se feitos corretamente, existem vários benefícios. Alguns deles podem ser vistos a seguir:

  • Potencializa o sistema imunológico, sobretudo contra doenças nocivas nessa fase inicial de vida;
  • Diminui a oleosidade da pele e cabelos, evitando pruridos, caspas e outros problemas causados pelo excesso de óleo corporal;
  • Relaxa o corpo, o que é ótimo para os pequenos que tem muita energia.

Dar banho frio para bebês pedem por atenção e carinho. Feito de maneira segura, pode criar um indivíduo saudável e bem protegido, agora e no futuro. Cuide bem do seu pequenino, e até a próxima!