Todo processo de reabilitação é um momento não apenas para se adaptar a atual realidade, como um momento de renovação de uma forma geral. Se trata de um período de recuperação após algum trauma impactante ao paciente e seus entes queridos, que pode trazer sequelas irremediáveis, ou mesmo uma sutil preocupação de que novos incidentes aconteçam. Como lidar com essas questões?

Ter o apoio de profissionais de saúde para tratar os aspectos emocionais e psicológicos como um todo é muito importante. Não estamos habituados a tais tipos de adversidades, portanto lidar com elas da maneira mais positiva e saudável possível é a atitude básica para esses momentos. Além disso, tem uma vida que também está se recuperando e que precisa de todo o apoio.

E como trazer isso de forma racional?

Aceitando o momento de reabilitação e suas dificuldades

Um dos aspectos mais complexos quando se trata da reabilitação é quanto às mudanças diretas que o momento causa em sua rotina. Lidar constantemente com os aspectos mais delicados da recuperação do paciente; a mudança de hábitos no dia a dia para que ambos se mantenham confortáveis com o momento; a presença de um profissional de saúde, que por mais amigável que seja ainda é uma pessoa externa ao local, entre outros fatores.

Ao considerar a reabilitação hospitalar, tenha em mente que, em primeiro lugar, é um período que pode variar muito em sua extensão, e mais do que se preocupar com sua duração em si, é prover ao paciente a paz necessária para sua recuperação. É um exercício de solidariedade e empatia, e ao internalizar essas questões, existe a possibilidade de aprender com o momento.

E não deixe de buscar o apoio profissional nesses momentos de reabilitação. É uma grande oportunidade de ver novos aspectos da vida, ao mesmo tempo em que garante a paz interior, assim como aqueles ao seu redor. Não deixe de se cuidar, e até a próxima!